Os políticos não podem resolver problemas

“Os políticos não podem resolver problemas. Eles não têm capacidade técnica para isso, eles não sabem faze-lo.  Mesmo se eles fossem sinceros, eles não saberiam resolver os problemas. São técnicos que fazem os projetos de  dessalinização… São técnicos que levam a eletricidade até a sua casa, que lhe dão automóveis, que aquecem e resfriam sua casa.  É a TECNOLOGIA que resolve os problemas,  não a política.  A política não pode resolver  problemas, pois eles não são treinados para isso.”

Poucas pessoas hoje param para pensar sobre o que realmente melhora suas vidas.  É o dinheiro? Certamente, não.  Não podemos comer dinheiro, nem colocá-lo no tanque do carro para fazer funcionar. É a Política ? Tudo que os políticos podem fazer é criar leis, definir orçamentos e declarar guerras.  É a religião? Claro que não. A religião não cria nada além de apoio emocional intangível para quem o busca.

 O verdadeiro dom que temos como seres humanos, que foi unicamente responsável por tudo que melhorou as nossas vidas, é a tecnologia. O que é TECNOLOGIA? Tecnologia é o lápis que permite que alguém coloque suas ideias no papel para se comunicar. Tecnologia é o carro que nos permite viajar mais rápido do que se fôssemos a pé. Tecnologia são os óculos, que permitem a visão a quem precisa deles. Em si, a tecnologia aplicada é simplesmente uma extensão de nossas capacidades, que reduz o esforço humano pra lidar com uma tarefa ou problemas específicos.  Imagine como seria sua vida hoje sem um telefone, sem um fogão, ou um computador, ou o avião. Qualquer coisa na sua  casa,   que   você  mal   repara,   da   campainha   a   uma  mesa,   a   uma   lava-louças,   tudo   é   tecnologia   gerada   pela ENGENHOSIDADE CIENTÍFICA  de   técnicos   humanos.  Não é o dinheiro, política ou religião.  Essas são instituições falsas.

 “Escrever para o seu deputado é fantástico! Eles falam para você escrever para o seu deputado se você quer que façam algo. Os homens em Washington deveriam saber tudo sobre tecnologia, sobre ciências humanas, sobre crimes… Todos esses aspectos que moldam o comportamento humano. E você vai escrever para o seu deputado? Que tipo   de   pessoas   nós   temos   lá,   que   foram  escolhidas   para   fazer   esse   trabalho?  Teremos   uma   grande  dificuldade… A pergunta que interessa aos políticos é: Quanto um projeto vai custar? A questão não é quanto ele vai custar, mas sim se temos os recursos. E hoje nós temos os recursos para dar moradia a todos, para construir  hospitais no mundo todo, construir escolas no mundo todo, construir laboratórios e equipamentos para o ensino e pesquisa em medicina.    Veja, nós temos tudo isso,   mas estamos no sistema monetário, e nesse sistema o que interessa é o lucro.”

 E qual é o mecanismo principal que orienta o sistema baseado em lucro,  além de  interesse próprio? O que exatamente mantém essa competição como sua essência? Eficiência e sustentabilidade? Não. Isso não é parte de seu projeto. Nada produzido na nossa sociedade, voltada ao lucro, é de alguma forma, sustentável ou eficiente. Se houvesse eficiência e sustentabilidade, não haveria uma indústria milionária de serviços automotivos, ou a vida  média dos equipamentos eletrônicos seria maior que 3 meses, antes de ficarem obsoletos.  Abundância? De modo algum. A abundância se baseia nas leis de oferta e procura, e na verdade é algo negativo para o sistema vigente.  Se uma mineradora de diamantes encontrar uma quantidade dez vezes maior que o normal, isso quer dizer que a  oferta de diamantes é aumentada, e logo o preço e o lucro por diamante caem.  O fato é que a sustentabilidade,  eficiência e abundância são inimigas do lucro. Resumindo; é o mecanismo de ESCASSEZ que aumenta os lucros.

 Jacque Fresco

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s